Comemorações dos 125 anos do Porto de Santos

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: DateTime::createFromFormat(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone.

Filename: helpers/date_time_helper.php

Line Number: 116

02/02/2017 00:44:59

Diversos eventos organizados pela Codesp marcam as comemorações dos 125 anos do maior Porto da América Latina

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) inicia nesta quinta-feira (02 de fevereiro) as comemorações do aniversário de 125 Anos do Porto de Santos. A programação, que se estenderá até o final do ano tem início com o lançamento do projeto do Centro Integrado de Comando Operacional do Porto de Santos (Cicop), às 10 horas.

No período da tarde, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, inaugura o Centro de Controle de Tráfego de Embarcações, o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS), às 14h40, seguindo, após, para a Codesp, onde reinaugura o auditório do edifício-sede da presidência da Codesp, às 15 horas. Na sequência ocorre a cerimônia de assinatura do contrato de dragagem de aprofundamento e adequação do canal de acesso ao Porto de Santos pelo ministro Quintella.

Após a cerimônia de assinatura, o ministro dos Transportes e o presidente da Codesp concederão entrevista coletiva à imprensa, no local.

O diretor presidente da Codesp, Alex Oliva, destaca a projeção que o Porto de Santos alcançou nos cenários nacional e internacional ao longo desses anos, “o que nos dá motivos de sobra para comemorar esta data com toda a comunidade da Baixada Santista”.

A programação desse dia se encerra com um jantar para representantes da comunidade portuária e autoridades da região, que também estarão prestigiando os demais eventos.

Dentro das comemorações, ao longo do ano, será reaberta a Pinacoteca Gaffrée e Guinle, que faz parte do Complexo Cultural do Porto de Santos, juntamente com o Museu do Porto. A Pinacoteca foi inaugurada em 28 de janeiro de 1999 e recebeu esse nome em homenagem a Cândido Gaffrée e Eduardo Palassin Guinle, fundadores da CDS, empresa responsável pela construção dos primeiros cais.

O aniversário de 125 anos da entrega do primeiro trecho de 260 metros de cais construído pela então Companhia Docas de Santos (CDS) é marcado pela atracação do navio "Nasmith", de bandeira inglesa, da armadora Lamport & Holt.

A inauguração desse trecho de cais, representando o início das operações no porto organizado, ocorreu quatro anos após a assinatura de contrato  entre o governo do Império e um grupo de concessionários para execução e exploração das obras de melhoramento do Porto de Santos. O novo cais situava-se no trecho conhecido como Porto do Bispo.

Coube ao Nasmith a distinção de inaugurar esse primeiro trecho de cais, fato que o fez entrar nos registros marítimos históricos. Não era um navio excepcional, suas linhas eram típicas das de  um cargueiro com perfil baixo (apenas 2 conveses), casco alongado em linhas retas e sem superestrutura de popa. Após longa estada em Santos, onde teria servido como embarcação de  apoio à construção do cais, o navio zarpou, em janeiro de 1892,  para o Rio de Janeiro, voltando a Santos no início de fevereiro, inaugurando o novo cais embarcando café para  a Europa.

Locais dos eventos:


10 horas - Lançamento da pedra fundamental do Cicop - área ao lado das instalações do Corredor de Exportações de Grãos da Ponta da Praia e do Terminal Pesqueiro Público de Santos;

14h40 - Inauguração do Centro de Controle do Tráfego de Embarcações - Avenida Saldanha da Gama, próximo ao Canal 7, no bairro da Ponta da Praia, em Santos/SP, ao lado do píer da Praticagem;

15 horas - Auditório do edifício-sede da presidência da Codesp - Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, em frente ao número 55, Portão 23, bairro do Macuco, Santos/SP.

 

Fonte: A  Tribuna

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto%26mar/codesp-inicia-comemoracoes-do-aniversario-de-125-anos-do-porto-de-santos/?cHash=cb0df1a0710613e277f73080b0ea49a4

(Foto: Carlos Nogueira)


Compartilhe

Twitter Facebook Google+ LinkedIn